quinta-feira, 11 de julho de 2013

MARÉ VERMELHA E EUTROFIZAÇÃO

FENÔMENOS ECOLÓGICOS IMPORTANTES

Maré vermelha

maré vermelha

Desde os tempos mais remotos, o homem conhece o fenômeno da maré vermelha, que ocorria em certas épocas do ano no Egito, tornando a água do Nilo avermelhada, cor de sangue, imprópria para o consumo.

No verão, o fenômeno é comum devido á maior oferta de luz e calor, fatores que elevam a temperatura das águas para 25ºC, o que favorece o aparecimento de grandes manchas avermelhadas na costa litorânea ou em enseadas, privando os banhistas de um mergulho nas praias.

É o fenômeno da maré vermelha provocado pelo aumento exagerado das algas pirrófitas (ou dinoflagelados). A explosão populacional das algas (ou floração) ocorre naturalmente, mas pode ser intensificada por atividades humanas. O lançamento de esgotos domésticos in natura ou parcialmente tratados favorecem a proliferação das pirrófitas. O escoamento das chuvas arrasta lixo e fertilizantes usados na agricultura para os riachos, que deságuam nas enseadas e nos oceanos.

O excesso de nutrientes favorece a proliferação das algas, que morrem e são decompostas por bactérias aeróbicas, que esgotam o O2 dissolvido nas águas. Sem oxigênio, os grandes seres aeróbios,como peixes, crustáceos e moluscos, morrem.

Eutrofização das águas

eutrofização mortandade de peixes

A eutrofização (ou eutroficação) é o aumento de nutrientes minerais e orgânicos nos ecossistemas aquáticos. O descarte de resíduos industriais e esgotos sanitários nas águas provoca o acúmulo de compostos nitrogenados e fosfatados.

O aumento de nutrientes provoca a multiplicação acelerada e a morte das algas, o que favorece a proliferação de bactérias aeróbicas que consomem quase todo o oxigênio dissolvido nas águas. 
                                                                            Importante !!!!!!!!!!    


"A redução da taxa de O2 provoca a morte dos seres aeróbicos, como peixes e crustáceos, cujos corpos são decompostos por bactérias anaeróbicas, que liberam gases tóxicos e mal-cheirosos como o metano (CH4) e o ácido sulfídrico (H2S)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário