quinta-feira, 11 de julho de 2013

O SEQUESTRO DO CARBONO E O EFEITO ESTUFA

CAIU NO ENEM


O "sequestro de carbono" e o efeito estufa


Quando deparados com o tema, muitos estudantes se indagam: o tão falado "sequestro de carbono" seria a solução para o problema do agravamento do efeito estufa?

Efeito estufa e aquecimento global

Em primeiro lugar, vamos deixar claro o que é o famoso efeito estufa. Ele se caracteriza por uma retenção, por parte da atmosfera terrestre, do calor irradiado pelo Sol. É exatamente a ideia que move o funcionamento de uma estufa convencional para plantas, por exemplo.

O efeito estufa, muito ao contrário de ser prejudicial, é uma das causas da existência da vida na Terra. Sem a temperatura média do nosso planeta, teria sido impossível o desenvolvimento da vida como a observamos.

efeito estufa aquecimento global
Efeito estufa | Fonte

O problema se dá na medida em que, graças ao crescimento da população humana e o consequente desenvolvimento das cidades, passa a ser uma realidade o desmatamento e o uso de combustíveis fósseis. O agravamento do efeito estufa, causa do aquecimento global, é um problema na medida em que pode interferir no volume das calotas polares, no ciclo de vida de muitas espécies animais e vegetais tendo, teoricamente, como ponto final o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, alteração no regime de chuvas e diminuição da biodiversidade.

Sequestro de carbono

O termo "sequestro de carbono" se refere ao plantio de árvores que, em seu desenvolvimento, consomem uma grande quantidade de gás carbônico da atmosfera (necessitam do carbono como "matéria prima"). Na prática, os países que mais poluem pagariam aos que poluem menos para que, estes, plantassem árvores que, num balanço final, consumiriam o dióxido de carbono, fruto da poluição daqueles.


Alguns críticos consideram equivocada a ideia de ter o sequestro de carbono como solução final, já que, de certa maneira, seria uma maneira de poluir mais com a desculpa de que as árvores plantadas "anulariam" o efeito da poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário